Tuesday, January 2, 2007

Desportistas vão pagar 100% de IRS

Os jogadores profissionais de futebol vão pagar, a partir deste ano, IRS sobre 100 por cento dos rendimentos.

A notícia faz manchete na edição desta terça-feira do jornal Correio da Manhã, que garante que este é o resultado prático do fim do regime transitório de enquadramento dos agentes desportivos previsto no artigo 3-A do Decreto-Lei 442-A/88, de 30 de Novembro.

Até aqui em vigor, o Decreto-Lei em questão concedia aos desportistas a possibilidade de optarem por uma de duas formas de tributação: ou o englobamento dos rendimentos auferidos exclusivamente na sua actividade desportiva, sendo que, neste caso, as taxas só incidiriam sobre uma percentagem desse rendimento; ou através da tributação autónoma, mediante a aplicação da taxa e parcela a abater correspondentes a 60% das taxas aplicáveis aos restantes contribuintes.

Segundo apurou o CM junto do Ministério das Finanças, a partir de 1 de Janeiro de 2007, o regime a aplicar aos desportistas será idêntico ao aplicado aos restantes contribuintes, incidindo sobre todos os rendimentos auferidos, por exemplo, pelos futebolistas, acabando-se igualmente o regime especial de tributação autónoma.

Também contactado pelo CM, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) já afirmou, por intermédio do seu presidente, Joaquim Evangelistas, que não se conforma com o fim do regime mais favorável para os desportistas, admitindo, por isso, «parar o futebol».

Garantindo que o sindicato vai tentar demover o Governo da sua intenção, Joaquim Evangelista assegura que, se as pretensões do SJPF não vingarem, «vamos mobilizar os jogadores e partir para uma greve geral».

02-01-2007 8:36:52

De: Lúcifer88

No comments: