Thursday, January 4, 2007

CASO VEIGA: Jogador terá assumido que recebeu os 4,2 milhões na íntegra


João Pinto iliba Veiga


- Estratégia da defesa depende do conteúdo das declarações
- Audição na PJ de Coimbra durou três horas


João Pinto terá assumido ontem, em Coimbra, num depoimento aos inspectores da Direcção-Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira, ter recebido a totalidade das verbas – 4,2 milhões de euros – pagas pelo Sporting pela sua contratação, em Julho de 2000. Ou seja, terá esclarecido o destino dos 3,3 milhões de euros transferidos pela Sporting, SAD para as contas bancárias da empresa Goodstone Limited, segundo confirmam ontem várias fontes, apesar de o seu advogado, Castanheira Neves, ter preferido não fazer quaisquer comentários públicos.


Recorde-se que os restantes 900 mil euros (correspondentes à última "tranche" acordada entre as parte) foram reclamados e recebidos directamente pelo jogador logo após o encerramento daquela empresa de direito inglês, como, aliás, foi revelado pelo próprio presidente leonino, Filipe Soares Franco, em conferência de Imprensa. A confirmar-se esta posição do jogador, sobra ainda a questão da tributação fiscal deste pagamento, sendo nesse ponto que a argumentação de João Pinto e do Sporting diverge.

Defesa segura


Estes esclarecimentos de João Pinto junto da Polícia Judiciária eram aguardados com ansiedade por José Veiga, que as tinha requerido ao DIAP (tal como o próprio jogador) com a maior celeridade possível. Acresce que, segundo precisou ontem o advogado João Correia, José Veiga é apenas suspeito dos crimes de burla qualificada e abuso de confiança, e não de fraude fiscal e branqueamento de capitais, como tem vindo a ser noticiado.

Isto poderá significar que o depoimento de João Pinto iliba automaticamente o ex-responsável do Benfica do ilícito que lhe foi imputado neste processo. Nesse contexto, o advogado de José Veiga vai pedir uma cópia integral das declarações do jogador à PJ.

"Vou requerer uma certidão para ter conhecimento do depoimento de João Pinto, para, posteriormente, delinear estratégias na defesa do meu cliente", explicou. -->

Fonte: Jornal - O Jogo

De Lúcifer88

No comments: